25 June 2017 Lisbon, Portugal

OS MELHORES CAPPUCCINOS EM LISBOA (PARTE I)

Se adoram um bom cappuccino como eu, então este post é para vocês. Eu, a Inês Serôdio (do Moi by Inês), e a Inês Brandling (do Lisboa.Come) andamos por Lisboa à procura dos melhores – aproveitem e passem no canal de YouTube da Inês para saberem mais detalhes sobre a nossa aventura.

Depois de termos feito uma lista com alguns critérios que considerámos importantes para que um cappuccino seja óptimo, lá fomos nós. Alguns já sabíamos o que esperar, outros fomos completamente à descoberta. Mas atenção, nós não somos nenhumas profissionais de café.
Mas o que é necessário para que um cappuccino seja perfeito? Um expresso (mais ou menos 30ml) juntamente com partes iguais de leite e creme de leite (100ml), que tendo em conta o tipo de leite utilizado vai influenciar a aparência deste último.
E agora, curiosos por saberem quais os 10 melhores sítios para beber um bom cappuccino?
Este sítio é uma bonita parceria entre a portuguesa Madeline e o australiano Paul. Aqui podem encontrar boa disposição e óptima comida servida em cerâmicas tão lindas quanto o espaço. E querem saber o melhor? Podem comprá-las para oferecer ou simplesmente levá-las convosco para casa.
O espaço é bastante clean com um contraste entre mármore e cortiça, sendo bastante amigável para aqueles que gostam de levar o seu portátil para o café. E falando em café, aqui usam-se grãos Arábica podendo os clientes escolher entre a ‘blend house’ (Guatemala, Colômbia e Brasil) e a ‘single origin’ (que todos os meses vai variando).
Aqui há café para todos os gostos, até para aqueles que preferem bebida sem lactose ou vegetal em vez do ‘tradicional’ leite. Mas e o cappuccino, perguntam vocês? Sem dúvida dos meus favoritos. Eu gosto de café com sabor torrado e ligeira acidez, e este embora tenha um pouquinho de ambos, a meu ver, tem-no de forma suave o que o torna bastante agradável ao beber.

A minha sugestão: Peçam uma fatia de bolo de cenoura para acompanhar. Acreditem que vale mesmo a pena.


Morada: R. do Poço dos Negros 1, 1200-335 Lisboa
Sabem aquele cheirinho a café e torradas que faz lembrar pequeno-almoço? Foi logo a primeira coisa que senti ainda não tinha entrado no espaço. Na altura não percebi bem porquê, até que vi que eles torram e moiem os próprios grãos de café provenientes de São Tomé e Príncipe mesmo ali, à nossa frente, e fazem-no todos os dias. A juntar a isto é impossível não salivar enquanto o nosso olhar fica preso à incrível montra de chocolates feitos com cacau também ele vindo de São Tomé e Príncipe, confeccionados ali.
Aqui nota-se que tudo é feito com amor e dedicação e quem mais sai a ganhar é sem dúvida quem por ali passa. Mesmo sendo um espaço pequeno e simples, é o local perfeito para quem procura algum conforto enquanto bebe o seu café acompanhado de uma barrinha de chocolate.
Quanto ao cappuccino, foi o mais diferente (no bom sentido) que provei. Na minha opinião, tem um aroma completamente diferente de todos os outros que experimentei. Simplesmente adorei!

A minha sugestão: Acho que vai ser bastante óbvia. Chocolates. Não há como resitir.

Morada: Rua da Escola Politécnica 4, 1250-096 Lisboa
Aqui vão encontrar um dos cafés mais instagrammable da lista, juntamente com um outro que fará parte da continuação deste post. Com uma forte inspiração nórdica, começou como uma loja de decoração e rápido a ideia de lhe juntar uma cafetaria se tornou realidade. Confesso que adoro o espaço, mas a verdade é que sou suspeita porque adoro decoração com este tipo de inspiração.
Super clean e minimalista, com tons suaves e um cheiro a café e bolinhos acabados de fazer. Querem melhor do que isto? O cappuccino servido é perfeito para quem gosta de sentir uma certa acidez, culpa do tipo de grãos de café Arábica, da Etiópia, moídos na hora. Além deste também servem café proveniente do Brasil (mais caramelizado e com mais corpo). Também aqui é possível pedir um cappuccino sem lactose, caso prefiram uma alternativa ao ‘tradicional’ leite.

A minha sugestão: visitem a loja com produtos de decoração (e não só). Se pudesse comprava tudo, mas a minha carteira iria gritar por clemência.

Morada: Rua Rodrigues de Faria 103, Espaço G.02A, 1300-501 Lisboa 
Este local foi o primeiro em Lisboa que tive a oportunidade de provar um cappuccino diferente dos que normalmente eram oferecidos nos cafés. E ele não só foi diferente no tipo de café que oferecia, mas também na decoração que por momentos me fez viajar e pensar que não estava em Portugal. E atenção que eu não vejo isto como algo negativo, antes pelo contrário, sabe bem ter sítios diferentes para quebrar um pouco a rotina do que estamos habituados a ver ou frequentar.
Portanto, como podem ter percebido, este é daqueles que já conhecia bem antes desta nossa aventura. O café é 'blend' Brasil e Etiópia e atrevo-me a dizer que foi aqui que bebi o meu melhor cappuccino, sem lactose (embora desta última vez tivesse sentido uma acidez mais elevada do que das outras vezes, sendo que prefiro uma acidez mais ligeira).

A minha sugestão: Aproveitam a esplanada enquanto acompanham com uma tarte de maçã.

Moradas:
R. das Portas de Santo Antão 136, 1150-265 Lisboa
Rua das Flores 63, 1200-015 Lisboa 
Quando abriu foi com a missão de trazer pequenos-almoços saudáveis à Baixa, desde taças de açaí, tostas de abacate, brownies de alfarroba, matcha latte, entre outras coisas igualmente saborosas.
O Nicolau Lisboa é capaz de ser o sítio mais fofinho desta lista. Aqui a cor menta salta bem à vista, assim como o chão e as mesas de mármore, isto para não falar das chávenas e pratos que me fazem sentir no País das Maravilhas. A única coisa que tenho pena é a pouca luz natural, se não fosse isso, estaria no meu TOP três de cafés super instagrammables.
Tendo em conta os anteriores cappuccinos mencionados nesta primeira parte, este é o que mais se assemelha a um ‘cappuccino português’ (talvez pelo café usado ser da Delta). Tem um sabor suave, no qual não senti acidez. Ah, e claro que aqui também encontram alternativas sem lactose, ou não fosse este um sítio ideal para os amantes de comida saudável.

A minha sugestão: Provem o bolo de alfarroba. De comer e chorar por mais!

Morada:
R. São Nicolau 15, 1100-026 Lisboa


E vocês, qual é o vosso lugar favorito para beber café?

Join the conversation!

  1. adorei o post! as fotografias estão TOP (como sempre!), o texto divertido e informativo, e as sugestões deram um toque pessoal que gostei muito!

    keep up!

    beijinho,
    Inês
    http://www.moibyines.com

    ReplyDelete
  2. fiquei super curiosa para experimentar cada sítio!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ainda bem! No próximo fim de semana sai a segunda parte.

      Beijinho

      Delete
  3. Adoro um bom cappuccino MAS o que eu adoro mesmo (mesmo!) são as tuas fotos maravilhosas <3

    ReplyDelete

INSTAGRAM

© Hey Andie Hey.